Clubes Desconhecidos

Nesta pagina irei contar historias de clubes desconhecidos , ou clubes de poucas expressão no futebol brasileiro e mundial.
Na Copa Libertadores vemos que existem clubes aqui na América Latina do qual nunca ouvimos falar , The Strongest , Juan Aurich , Zamora , Godoy Cruz entre outros que ja jogaram a competição.
A primeira matéria será sobre o Millionarios da Colombia.

CD Aguila Club Deportivo Aguila
Fundado em 15 de fevereiro de 1926
Endereço administração: Carretera al Cuco,
Cantón El Jute KM 142 1/2 - Ciudad San Miguel
Estádio Juan Francisco Barraza (alugado)
capacidade: 10.000 pessoas
Site:  www.cdaguila.com.sv
 


HISTÓRIA

A fundação
O Club Deportivo Águila foi fundado em quinze de fevereiro de 1926, no bairro de San Felipe, na cidade de San Miguel, por um grupo de de 10 jovens, cujo primeiro presidente foi Victor Vanegas, para promover inicialmente o Beisebol, depois o futebol e finalmente o basquete.


A prática do Beisebol e do futebol não tiveram o êxito desejado fazendo com que a diretoria viesse a se dedicar a prática do basquete. Esporte pelo qual teve-se êxito nacional e até internacional.


O futebol
Em 1956, um grupo de associados se reuniram e resolveram investir "pesado" na formação de uma equipe de futebol dentro do clube, tanto que, o futebol dentro do clube, segundo Decreto do Diario Oficial, nasceu em 26 de junho de 1956. Esses associados ficaram com a responsabilidade econômica para manter o time de futebol e formaram uma primeira junta diretiva formada pelo Dr Miguel Charlaix (Presidente); Dr José Estrada, Dr Godofredo Lahúd; Don Ulises Calderón Velasco; Don Ernesto Schaeufler; Don Oscar Humberto Quiróz; e Don José Rogelio Pocasangre. Essa Junta diretiva adquiriu a equipe do Alacranes FC que já jogava na categoria B do futebol salvadorenho, jogando com este nome o torneio de 1956 - somente em 1957 passou a jogar como CD Aguila.


Em 1957, o Aguila, jogou a zona Oriental do campeonato de El Salvador contra o Club Municipal Limeño, para se definir o representante que disputaria uma partida extra com o Atlético Constancia, de San Salvador. O ganhador da partida, no caso o Aguila, ganharia o direito de subir a principal categoria B do futebol nacional.


O CD Aguila é a segunda equipe com maior numero de conquistas em El Salvador. Em 1968 conquistou a Copa Charlaix, taça que era entregue ao clube que vencesse três campeonatos consecutivos ou cinco alternadas - um dos grandes responsáveis pela conquista deste ano foi o técnico brasileiro Silas da Silva.
Foi eleita a melhor equipe da década de 60 e 70.

Estádio Juan Francisco Barraza
estadio municipalEste estádio é alugado pelo clube e foi inaugurado no ano de 1963 e levava o nome de Estadio Migueleño. Foi rebatizado em 1968 para Estádio Juan Francisco Barraza, nome de um dos maiores jogadores do clube (já falecido). Atualmente está cedido em forma de "Comodato" para a Fundação Aguila (que não tem nenhuma relação com o clube de futebol).
Capacidade: 10.000 espectadores

Uniforme 1
Uniforme n° 1


Uniforme 2
Uniforme n° 2
ambos utilizados em 2008

____________________________________________________________________________________


Millonarios CLUB DEPORTIVO LOS MILLONARIOS
Fundado em 18 de Junho de 1946
Sede Esportiva: km 15, Autopista Norte,
Costado Oriental - Bogotá - Colombia
Estádio: Nemesio Camacho ("El Campín")
Capacidade: 48.000 espectadores
Site oficial: www.millonarios.com.co


FUNDAÇÃO

Inicialmente chamado de Deportivo Municipal, fundado em 1937, foi rebatizado, oficialmente como Millonarios, no ano de 1946. A idéia do novo nome passou a surgir em meados de 1945. Um ano depois foi discutido o "novo nome" numa reunião realizada pelos associados do clube na oficina de don Alfonso Senior.

Em seguida, foi realizada uma nova reunião no Teatro Atenas de Bogotá com todos os colaboradores do "Municipal". Afonso Senior e Mauro Mortola explicaram que não existia uma legislação sobre sociedades esportivas, quando apareceu uma brilhante intervenção do Dr. Abel Cruz Santos sugerindo que se fazia necessário organizar uma sociedade sem fins lucrativos, decidindo depois redigir nos estatutos, que cada um deveria contribuir com 10 pesos. Nesta reunião foi marcada uma terceira que se relizaria no Colégio San Bartolomé, situado na cra 7, entre 9ª e 10ª, onde, finalmente se constitui o "Club Deportivo Los Millonarios", no dia 18 de junho de 1946, tendo como seu primeiro presidente Alfonso Señor Quevedo, o vice presidente Mauro Mortola; como tesoureiro foi nomeado Oliverio Pulido. Depois se registraria a equipe no Cartório Tercera de Bogotá, sob o número 2047, suprimindo o antigo "Municipal". Neste mesmo ano foram marcados uma série de jogos "eventuais" com o Santa Fé e o Huracán, de Medellín.

Trio de jogadoresO Supertime
No ano de 1949, o Millonários se tornou um dos principais e mais fortes clubes do futebol no planeta com a criação da Liga Pirata colombiana desvinculada da Fifa, o chamado Eldorado Colombiano. No Millonarios desta época jogaram os meias argentinos Pedernera e Nestor Rossi, e o goleador e um dos maiores jogadores da história: Di Stéfano (foto ao lado). Nesse período o clube conquistou seus principais títulos.

Primeiras vitórias internacionais
Em 1951, o Millos (como é chamado o time), se converte na primeira equipe colombiana a vencer na altura de La Paz ao derrotar o Bolivar (3 a 1) e o Litoral (5 a 2). Também é a primeira equipe colombiana a vencer no Chile (vitória sobre o Audax Italiano). Neste mesmo ano se torna o primeiro clube da Colombia a vencer na Europa, clubes europeus - derrotou o Real Madrid, da Espanha, e o Norkopping, da Suécia. Por conseguinte, se tornou, também, o primeiro colombiano a vencer um europeu em terras colombianas, neste caso, o Real Madrid por 2 a 1. Em 1953 se torna no primeiro colombiano a vencer um clube brasileiro, o Madureira/RJ por 3 a 0.

A Década de 60
Esta década, a de 60, foi uma das mais brilhantes do clube, conquistou o tetra campeonato nacional, de 1961 a 1964, e a Copa da Colômbia, em 1963. Foi uma década de confrontos memoráveis, enfrentando grandes equipes do futebol mundial, e saindo vencedor em quase todos os jogos.

Em 1960 estréia na Copa Libertadores da América vencendo o Universidad do Chile por 6 a 0. Na fase seguinte é derrotado pelo Olimpia, do Paraguai.

Em um feito inédito, em 1961, o clube conquista todos os títulos em todos os campeonatos de todas as categorias disputadas no país.

No mês de agosto de 1962, Millonarios e Botafogo-RJ do Brasil disputam uma das maiores e melhores partidas do futebol sulamericano em todos os tempos. O jogo termina 6 a 5 para a equipe carioca, que contava com as figuras de Garrincha, Zagallo, Amarildo e Manga.

Em 1967 o Millonarios enfrenta o Santos (Brasil) de Pelé, Edú, Toninho, Lima, Zito e Abel, e vence por 2 a 1 no estádio El Campín. No decorrer do ano vencería novamente pela diferença mínima. Depois enfrentaría o Racing (Argentina) de Pizzutti, Perfumo, Cejas e Raffo, o Borussia Dortmund (Alemania) e o Nápoli (Italia).

1968 – o Millonarios derrota por 2 a 1 o Jédnota (Checoslovaquia), empata em 0 a 0 com o Estudiantes (Argentina) de Zubeldía, Bilardo e Verón, e é vencido pelo Bayern München (Alemanha) de Franz Beckembauer, derrota a seleção da Polonia 3 a 1, e é derrotado ante a seleção da Argentina 1 a 0. De quebra, se torna na primeira equipe da Colombia a enfrentar o selecionado argentino.

Anos que se seguem
Nos anos que se seguem poucas são as conquistas do clube; vence o "Torneio Especial Dimayor", em 1980, jogando com o nome do seu patrocinador "Colseguros", o campeonato nacional em 1972, 1978, 1987 e 1988, a Copa Merconorte em 2001, e alguns torneios amistosos.

Pesquisas de Sidney Barbosa da Silva
Fonte: Arquivo Campeões do Futebol e www.millonarios.com.co